AFINAL, O QUE É SER COMPETENTE?

23 mar

Dentro do atual escopo organizacional, os gestores procuram trabalhadores cada vez mais “competentes” para exercerem as tarefas do dia-a-dia. Afinal, na interpretação da administração moderna, o que é ser competente?

Alguns diriam que a competência está ligado ao ato de realizar tudo de maneira correta, atingindo os objetivos. E, de certa forma, pode-se dizer que é isso mesmo, porém devemos fazer algumas considerações:

– A competência, de acordo com alguns autores, se relaciona a tomar as decisões adequadas, demonstrando propriedade de atuação em determinadas situações.

Desta forma, para que um funcionário possa decidir corretamente, ele precisa SABER sobre o que está decidindo. Mais ainda, ele necessita ter experiência de outras ocasiões similares para avaliar os possíveis riscos e êxitos de sua decisão.

Ao decidir de maneira assertiva, o funcionário se sente capaz, seguro e satisfeito consigo mesmo. Em outras palavras, diz-se que competência é o conjunto de CONHECIMENTO (SABER), HABILIDADE (SABER-FAZER) E ATITUDES (motivação, satisfação, compromentimento, ou seja, fatores emocionais que fazem com que o indivíduo se sinta impelido a realizar alguma tarefa)

FIQUE ALERTA: A maioria das empresas, no mercado atual, realizam avaliações de desempenho baseadas na análise das competências de seus funcionários.

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